fbpx

Terapias Corporais do Ayurveda – Massagens e Procedimentos

Terapias Corporais do Ayurveda – Massagens e Procedimentos
Além de atendermos todos os procedimentos abaixo, temos também cursos que preparam profissionais para trabalhar nestes atendimentos.

Terapias Corporais do Ayurveda – Massagens 

Massagens - Terapias Corporais e Procedimentos do Ayurveda

Abhyanga

A massagem mais procurada do Ayurveda, que nutre o corpo e a mente através da pele, utilizando –se de óleos vegetais prensados a frio e óleos medicados com ervas e essências naturais. Essa massagem produz uma vasodilatação que atua no desbloqueio dos canais de circulação do corpo, como veias e vasos linfáticos. Remove o stress e tensão dando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

A massagem Abhyanga pode ser realizada em dois sentidos anuloma, do centro para as extremidades, em que o movimento das mãos do terapeuta leva o sangue para as extremidades, melhorando a circulação no corpo ou pratiloma, das extremidades para o centro corpo. Sua função é tratar desequilíbrios, auxiliar no processo de saturação de óleo necessária para tratamento de panchakarma, dores articulares, inflamações, perda da sensibilidade, formigamento, insônia, ansiedade e nutrição dos tecidos por meio de um óleo de boa procedência, muito nutritivo e sátvico.

Geralmente é utilizado o óleo de gergelim, muito comum na Índia, com propriedades nutritivas, protetoras da pele, rico em minerais, ferro, fósforo, magnésio, cobre, cálcio e antioxidantes naturais.

Terapias Corporais do Ayurveda

Udwarthana

Massagem que consiste especialmente na realização de uma Abhyanga, sendo diferenciada pela utilização de um pó de ervas aquecedoras juntamente com o óleo. O uso do pó tem a finalidade de estimular o tecido adiposo e a circulação local.

Por conta do uso do pó de ervas essa massagem ativará mais profundamente o sistema linfático e a circulação sanguínea. O pó utilizado tem como características ser: seco, leve, áspero e adstringente promovendo desbloqueios e diminuição de edemas. Indicada para pessoas com metabolismo mais lento, depressão, renovação da pele, celulite, retenção de líquido, oleosidade excessiva, enrijecimento do tecido subcutâneo e letargia.

Massagens - Terapias Corporais - Ayurveda

Garshana

Esta massagem consiste em manobras de fricção com luvas de seda sobre o corpo, esfregando sal grosso triturado com cânfora e algumas ervas frescas e estimulantes do sistema nervoso e circulatório, ou óleos essenciais específicos na pele, sendo realizado previamente uma breve oleação. Promove limpeza energética através do desbloqueio de canais sutis. Remove stress, letargia, torpor, fadiga e ativa a circulação sanguínea.

A luva de seda, aliada ao sal, quando friccionada na pele promove alterações elétricas que agirão nos canais sutis, alterando eletricamente nosso campo energético, a cânfora é penetrante e quente, facilitando a ação das ervas frescas que serão utilizadas no processo.

Estimula o tecido subcutâneo, aumenta a circulação periférica, causa vermelhidão e calor.

Pode ser apelidada de “descarrego ayurvédico”, pois as ervas utilizadas são altamente sátvicas, promotoras de harmonia e contentamento.

Terapias Corporais do Ayurveda

Shiroabhyanga

Massagem realizada no couro cabeludo, rosto, pescoço, ombros e costas. É feita com óleo medicado e aquecido. Seus benefícios são muitos, como trazer tranquilidade à mente e tratar insônia, dores de cabeça, stress, depressão, ansiedade, perda de cabelo e relaxamento geral.

Promove nutrição por conta do óleo utilizado, auxilia na beleza da pele do rosto e cabelos, auxilia no rejuvenescimento, melhora o tônus da pele, promove elasticidade e ativa a circulação. Muito útil para o tratamento de questões psicológicas como ansiedade, depressão, insônia e enxaqueca.

Terapias Corporais do Ayurveda

Padabhyanga

Massagem específica para pés e pernas. Trata-se de uma terapia que gera muito bem-estar e relaxamento. Essa estimulação das diversas terminações nervosas espalhadas pelos pés reverberam por todos os órgãos do corpo, melhorando os processos de cura e reequilíbrio tanto do corpo quanto da mente.

O uso do óleo de gergelim auxilia muito na promoção de relaxamento, auxiliando em queixas de insônia e ansiedade.

Para o Ayurveda o pé tem grande relação com a visão e portanto essa massagem reverbera na qualidade da mesma.

Terapias Corporais do Ayurveda

Yoga Massagem Ayurvédica – Não pertence especificamente ao Ayurveda

A YMA ou Yoga Massagem Ayurvédica foi desenvolvida por uma mestra indiana chamada Kusum Modak, que estudou Ayurveda e foi aluna do mestre Iyengar de Yoga por 25 anos, o método associa:
1 – Conceitos da Ayurveda, usando óleos medicados e nutrindo os tecidos profundamente.
2 – O uso do Acorus Calamus, fazendo uma esfoliação de todo o corpo e removendo toxinas.
3 – Uma massagem vigorosa, com forçaa nas mãos, com cadência, que além de soltar a musculatura e desafazer os nós de tensão, ainda ajuda na drenagem linfática.
4 – O uso de posturas semelhantes a asanas do Yoga, com alongamentos extremamente efetivos.
5 – Marma Terapia, com a acupressão dos pontos marma, que refletem na saúde dos órgãos e sistemas e desbloqueia os Nadis, canais de energia.
6 – O desbloqueio miofacial acessando aspectos emocionais e energéticos,
A sessão de massagem leva cerca de 1:20h

Terapias Corporais do Ayurveda – Procedimentos

Massagens - Terapias Corporais - Ayurveda

Swedhana

Após as massagens ayurvédicas podemos fazer a Swedhana, terapia que  estimula o fogo do corpo (Agni). Pode ser traduzida como terapia do suor, conhecido popularmente como sauna. Indicada para desintoxicação da pele e do tecido adiposo, reumatismo e artrite, dores e rigidez articulares, entre outros e através do calor gerado os canais do corpo se dilatam permitindo o desbloqueio e a mobilização das toxinas armazenadas no corpo para depois serem eliminadas através de procedimentos como o Panchakarma.

Massagens - Terapias Corporais - Ayurveda

Shirodhara

Consiste num fluxo contínuo e harmônico, de óleo e outros líquidos amornados, sobre o Sthapani Marma, eles deslizam num balanço rítmico e pacificador sobre toda a testa. Indicado para problemas de natureza psicológica, estresse, doenças ligadas ao sistema nervoso, enxaquecas e cefaleias em geral, tratamento de beleza da pele e cabelos.

Este processo nutre os 7 tecidos do corpo, promove ojas (vitalidade, imunidade), melhora a nutrição e o brilho do cabelo e da pele, muito eficaz para problemas psicológicos como: ansiedade, depressão, insônia, vertigens, dores, transtornos obsessivos, paralisia facial, tremores, epilepsia e drogadição. A duração do procedimento é de 30 a 90 minutos.

Terapias Corporais do Ayurveda

Karna Purana

Oleação interna nos ouvidos com óleo morno ou ghee com a finalidade de amolecer impurezas e nutrir o local. Indicado para tratar e prevenir rinites, sinusites e otites, perda ou obstrução da audição, zumbido, excesso de cera, vertigem relacionada ao labirinto, embotamento dos sentidos, falta de clareza mental, mente inquieta, entre outros.

Auxilia na remoção de toxinas localizadas na região da cabeça, nutre e acalma o sistema nervoso central, gera relaxamento profundo.

Terapias Corporais do Ayurveda

Pinda Sweda

Massagem feita com trouxinhas quentes de arroz previamente preparado com ervas tonificantes e nutritivas e leite. Ótima terapia de rejuvenescimento, tonifica o corpo deixando-o forte e nutre a pele promovendo brilho e beleza.

Terapia com calor que promove suor no corpo e dilatação dos poros, favorecendo maior absorção dos componentes nutritivos do arroz, do leite e das ervas utilizadas. Tem como objetivo nutrir, fortalecer e rejuvenescer o corpo. Pode ser indicado para: espasmos musculares, doenças degenerativas do sistema muscular e nervoso, osteoporose, hemiplegia, tetraplegia, esclerose múltipla, atrofia muscular, insônia, medo, baixa libido, perda de peso, circulação periférica deficiente, constipação crônica, síndrome do nervo ciático, dor na região da ATM, fadiga crônica.

Terapias Corporais do Ayurveda

Patra Potali

Aplicação de trouxas de pano contendo um refogado de folhas e ervas frescas e óleo morno tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Indicado para casos de contusão, dores articulares, bloqueio e toxina, edemas.

Terapias Corporais do Ayurveda

Shiropichu

Procedimento onde óleo medicado é derramado em um fluxo contínuo no topo da cabeça. Indicado para problemas de ordem mental e neurológica, reduz o estresse, perda de cabelo prematuramente e insônia, reduz a irritabilidade e impaciência, acalma a mente e os pensamentos, aumenta o contentamento e equilibra aspectos mentais e emocionais.

Bastis externos – São procedimentos mais específicos, não são massagens, mas fazem parte das  Terapias Corporais do Ayurveda

Os bastis externos consistem na técnica de aplicação de grande quantidade de Óleo de gergelim ou ghee puros ou medicados com ervas dentro de uma estrutura feita a base de massa de trigo integral e aplicada ao redor de onde deverá ser feito o tratamento. Tem por objetivo lubrificar e nutrir o local a ser tratado, assim como desbloquear energia nos pontos aplicados.

Terapias Corporais do Ayurveda

Nabhi Basti

Basti externo Aplicado na região do umbigo. Esta terapia tem uma atuação muito eficaz nos campos energético e emocional. A região do umbigo é o ponto de intersecção dos nadis, então os efeitos costumam ser bastante intensos. Além disso é muito eficaz para doenças do trato digestivo, constipação, falta de apetite, síndrome do intestino irritável e excesso de gases.

Terapias Corporais do Ayurveda

Hridi Basti

Aplicado na região do chakra cardíaco que corresponde também ao ponto marma Hridaya, este basti é muito indicado em casos de problemas cardíacos, fortalecendo o coração, como tratamento adicional as terapias ayurvédicas em desequilíbrios emocionais como depressão, pânico, ansiedade, traumas, medo, angústia, entre outros.

Indicado para dor na região do externo e do tórax, problemas cardíacos, problemas gerais do vyana vayu (circulação de energia do centro do corpo para as extremidades).

Terapias Corporais do Ayurveda

Netra Basti

Consiste em um tratamento para os olhos, com a colocação de ghee aquecido. Indicado para melhora da visão, evitando degeneração, secura nos olhos, glaucoma, opacidade da córnea, lacrimejamento excessivo, dor nos olhos, alterações de refração e da musculatura extraocular, cansaço visual, excesso de estímulos visuais por meio de telas e meios eletrônicos.

Terapias Corporais do Ayurveda

Kati  Basti

Basti externo na região lombar. Indicado para dores na região lombar, por excesso de exercícios ou falta de fortalecimento, má postura.

Terapias Corporais do Ayurveda

Udara Basti

Basti externo aplicado abaixo do umbigo para tratar distúrbios menstruais, tensão pré menstrual, dores na região pélvica e abdominal, constipação, cólicas e gases intestinais.

Indicado para problemas de eliminação das excreções, tensão pré menstrual, pouco fluxo menstrual, cólica e amenorreia, dor pélvica, dor abdominal, gases e cólicas intestinais.

Griva Basti

Griva Basti

Indicado para todas as condições dolorosas da coluna cervical.

Janu basti

Janu Basti

Indicado para dores nos joelhos, problemas do fígado e baço.

Terapias Corporais do Ayurveda – Massagens e Procedimentos
Além de atendermos todos os procedimentos abaixo, temos também cursos que preparam profissionais para trabalhar nestes atendimentos.

top
Espaço Arjuna - Todos os direitos reservados.