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15. Saiba mais sobre Kapha – Dieta

Dieta Kapha

FRUTAS:

Evitar – as doces e azedas: abacate, banana, coco, tâmara, figo fresco, uva, kiwi, manga **, melão, laranja, papaya, abacaxi, ameixa, ruibarbo, tamarindo, melancia.
Favorecer – as adstringentes: maçã, damasco, berry, cereja, toranja, figo seco *, uva *, limão *, lima *, pêssego, pera, caqui, romã, ameixas, uva passa, morango *.

VEGETAIS:

Evitar – os doces e suculentos: pepino, azeitona preta ou verde, batata doce, abóbora, tomate cru, abobrinha.
Favorecer – os picantes e amargos: alcachofra, aspargo, folha de beterraba, brócolis, couve de bruxelas, raiz de bardana, repolho, cenoura, couve flor, aipo, coentro, milho, rabanete, folhas de dente de leão, berinjela, funcho, alho, vagem, pimenta verde, raiz forte, couve rábano, folhas verdes, alho poró, alface, cogumelo, folha de mostarda, quiabo, cebola, salsa, ervilha, espinafre, tomate cozido, gérmem de trigo.

GRÃOS:

Evitar – pão com fermento, aveia cozida, panqueca, macarrão **, arroz integral e branco, bolo de arroz **, trigo.
Favorecer – amaranto *, cevada, trigo sarraceno, milho, cuscuz, crackers, granola, painço, musli, farinha de aveia, aveia seca, polenta, quinoa, arroz basmati, arroz selvagem, centeio, carne de trigo, pão de trigo germinado, tapioca, farelo de trigo.

LEGUMES:

Evitar – feijão, grãos de soja, tofu frio, farinha de soja, soja em pó, molho de soja, missô, queijo de soja.
Favorecer – feijão azuki, feijão preto, feijão fradinho, lentilha verde e vermelha, mung *, feijão branco, ervilhas secas, leite de soja, carne de soja, tofu quentel.

LATICÍNIOS:

Evitar – manteiga (com e sem sal) **, queijos macios e duros, leite de vaca, sorvete, nata, coalhada, iogurte (natural, gelado e com fruta).
Favorecer – buttermilk *, cottage (de leite de cabra desnatado), ghee *, queijo de cabra (sem sal e não velho), leite de cabra desnatado, iogurte diluído.

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:

Evitar – carne de vaca, búfalo, pato, peixe (mar), cordeiro, porco, salmão, sardinha, frutos do mar, atum.
Favorecer – frango (branca), ovo, peixe (água fresca e doce), coelho, camarão, peru, veado.

CONDIMENTOS:

Evitar – chocolate, chutney de manga doce, catchup, lima, maionese, picles, shoyo, vinagre.
Favorecer – pimenta preta, pimenta, chutney de manga picante, folhas de coentro, raiz forte, limão *, mostarda sem vinagre, alga *, cebolinha.

NOZES:

Evitar – amêndoas com casca, noz preta, castanha da pará, castanha de caju, avelã, macadâmia, amendoim, noz pecã, pinhão, pistache, nozes, coco.

SEMENTES:

Evitar – psyllium **, gergelim, tahine.
Favorecer – linhaça, pipoca (sem manteiga), abóbora *, girassol *.

ÓLEOS:

Evitar – abacate, damasco, coco, semente de linhaça **, oliva, prímula, gergelim, soja, noz.
Favorecer – milho, canola, gergelim (externo), girassol, ghee, amêndoas.

BEBIDAS:

Evitar – álcool (fortes e pesadas, cerveja, vinho suave e doce), leite de amêndoas, bebidas cafeinadas **, suco de cereja azeda, leite achocolatado, café, bebidas lácteas frias, chá gelado, bebidas geladas e frias, limonada, caldo de missô, suco de laranja, suco de papaya, leite de arroz, sucos azedos, leite de soja (frio) *, suco de tomate.
Favorecer – vinho seco tinto ou branco *, suco de babosa, cidra de maçã, suco de maçã *, suco de damasco, chá preto picante, suco de cenoura, chai (picante, com leite, quente) *, suco de cereja doce, suco de uva, suco de manga, néctar de pêssego, suco de pêra, suco de abacaxi *, suco de ameixa, suco de romã, leite de soja (quente e com especiarias).

CHÁ DE ERVAS:

Evitar – alcaçuz, gengibre vermelho, rosa mosqueta **.
Favorecer – alfafa, bancha, cevada, amora preta, bardana, camomila, chicória, canela, cravo, confrei *, dente de leão, feno *, funcho, gengibre, ginseng *, hibisco, jasmim, suco de junípero, lavanda, erva cidreira, capim limão, urtiga, hortelã pimenta, framboesa, salsaparrilha *, hortelã, morango, mil folhas, erva mate.

TEMPEROS:

Evitar – sal.
Favorecer – ajwan, extrato de amêndoas, anis, assafétida, manjericão, louro, pimenta preta, cardamomo, caiena, canela, coentro, cravo, cominho, cúrcuma, dil, funcho, fenogrego, alho, gengibre, manjerona, semente de mostarda, folhas de neem, noz moscada, casca de laranja, orégano, páprica, salsa, hortelã pimenta, semente de papoula, alecrim, açafrão, hortelã, anis estrelado, estragão, tomilho, coentro, baunilha.

ADOÇANTES:

Evitar – malte de cevada, frutose, xarope, melaço, caldo de cana, açúcar branco.
Favorecer – suco de fruta concentrado, mel natural e não processado.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES:

Evitar – potássio, vitaminas A, B1, B2, B12, C, D e E.
Favorecer – suco de aloe vera, aminoácidos, cevada verde, pólen de abelha, levedura de cerveja, cálcio, ferro, magnésio, zinco, geléia real, spirulina, algas verde e azuis, vitamina B6, C, P e ácido fólico.

* Ok em moderação. ** Ok raramente.

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Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

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