fbpx

02. Os cinco elementos na Ayurveda

Os cinco elementos na Ayurveda
No princípio era o verbo. O verbo era o som. Aum. O som da vibração do universo. Desta vibração surge o elemento Éter. Este elemento etéreo começa a se mover formando o Ar. O movimento do Ar produz fricção e dessa fricção surge o calor. Aumenta o movimento do Ar, aumenta a fricção o calor se eleva e desse calor surge o elemento Fogo. O calor do Fogo dissolve e liquefaz parte do Éter surgindo a Água. Quando a Água para de se mover e se estabiliza aparece o elemento Terra. Todas as substâncias materiais são formadas pelos cinco elementos. Toda matéria possui a vibração cósmica inicial do universo em sua essência.

Éter – deriva do som e contém o som. Onde a espaço há som. Está relacionado ao ouvido. Expande-se sem limites. Não tem estrutura, é suave, não oferece resistência, não tem temperatura, não contém densidade, é sutil. Quando há Éter presente este traz maciez e leveza.

Ar – é o elemento do movimento. Pode ser percebido pelo tato. Todo lugar onde houver movimento é porquê o elemento Ar está presente. Seus principais atributos são o movimento e a secura. É leve, instável, irregular e áspero. Todos os movimentos do corpo são causados pelo Ar. Desde a contração de um grande músculo até os mais sensível movimento celular, todos tem o Ar presente. No organismo pode ser identificado também pela presença de gases. Esta localizado nos ossos e no sistema nervoso.

Fogo – sua principal característica é o calor que tem o poder da transformação. Fogo é o responsável pela digestão no corpo humano. Todo processo digestivo está associado ao elemento Fogo. A digestão não se limita a alimentos, está presente na assimilação de novos conhecimentos, na vivência de fortes sentimentos enfim, tudo que passa do meio externo para o meio interno é necessário ser digerido e assimilado. O elemento Fogo é o primeiro que tem forma e direção. Traz o brilho, cor, calor e luz. É intenso, penetrante e em excesso traz irritação e impaciência. No corpo esta presente no sangue, sucos digestivos e na matéria cinzenta do cérebro. Esta relacionado aos olhos.

Água – sabor é a inauguração da Água. Onde não a Água não há sabor. O que é seco e sem a presença de Água também não tem sabor. Seus atributos são a coesão, o movimento fluído, alegria, frio, oleosidade, lentidão, viscosidade. É presente nos diversos tecidos corporais como a linfa, leite materno, músculos, sangue, suor, urina, sêmen, nervos. É percebido pela língua.

Terra – o elemento Terra é o elemento que traz o cheiro. Por isso seu órgão de percepção são as narinas. Suas principais características são o peso, a densidade e a inércia. É dura, lenta, estável, compacto e grosseira. É responsável pelo crescimento no corpo. Encontra-se nos ossos, dentes, cabelos, unhas, fezes e músculos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

Alguma dúvida ?
Nós podemos ligar pra você e te manteremos informado(a).

Nome     
Whatsapp 
e-mail   
Quero receber uma ligação.