fbpx

04.03. A Meditação e a respiração

A respiração muitas vezes é utilizada pelos meditadores como algo a ser observado ou alterado; a respiração consciente causa mudanças na química do cérebro, proporcionando, a princípio, níveis de oxigenação diferenciados. Outro aspecto importante é a região do tronco utilizada na respiração. A respiração abdominal tem um efeito fisiológico distinto, em um estudo sobre os efeitos da respiração profunda concluiu-se que a respiração abdominal (VAB) promove um estado de predominância de ondas alfa de alta, que resulta em uma sensação de vigor e um estado de redução da ansiedade.

Somado a isso temos níveis mais elevados de serotonina disponível (medida pelos níveis de 5-HT) que estão associados a níveis mais baixos de depressão (FUMOTO, et al. 2004).

Também foi descoberto que a exalação e a inspiração produzem efeitos fisiológicos diferentes sobre o cérebro e sobre os outros órgãos. As células nervosas se iluminam nas imagens dos exames durante a inalação e atenuam essa iluminação durante a expiração.

“Durante a meditação, a respiração tende a retardar, voluntária ou involuntariamente e passamos a usar um tempo maior para a exalação do que para a inalação, aspecto inverso daquele que observamos quando o indivíduo está em uma situação de medo” (AUSTIN,1999, p. 94)

“Quando sentimos medo, mais tempo é gasto na inalação do que em exalação, e a respiração tende a ser peitoral e não abdominal. Quando experimentamos relaxamento, mais tempo é gasto na exalação, a respiração tende a ser mais baixa, no abdômen” (AUSTIN, 1999, p. 95).

Aparentemente, ritmos de respiração também afetam o cérebro, particularmente na amídala.

“Quando a respiração é tranquila e não há expiração prolongada, as células nervosas na amídala, onde o medo é experienciado, reduzem seu nível de atividade, resultando em relaxamento físico” (AUSTIN, 1999, p. 98).

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

    Alguma dúvida ?
    Nós podemos ligar pra você !
    
    Nome
    
    
    Whatsapp
    
    
    e-mail   
    Quero receber uma ligação.
    
    Aproveitaremos também para
    te manter informado(a) 😉.