fbpx

04.05. A Meditação e a Imunidade

Os resultados de um estudo junto a um grupo de pessoas em meditação, realizado por Davidson (2003), apontam que os participantes que receberam a vacina contra a gripe desenvolveram significativamente mais anticorpos que as pessoas do grupo de controle que não praticavam meditação.

écnica milenar oriental, a meditação é conhecida por aumentar a concentração e proporcionar relaxamento. De acordo com estudo da Universidade da Califórnia, durante a meditação, a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada. Resultado: quem medita, tem suas defesas ampliadas e passa a lidar melhor com o stress.

Mas a meditação sozinha não resolve. “Por si só, ela não aumenta a atividade da telomerase”, diz Clifford Saron, líder do estudo. Segundo ele, a meditação é apenas um dos mecanismos usados pelo corpo para aumentar o bem-estar psicológico do indivíduo. E é esse estado – e não o ato de meditar em si – que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células. “Atividades que aumentam a qualidade de vida podem ter efeitos profundos no organismo de uma pessoa”, diz Saron.

Para chegar aos resultados, a equipe de cientistas analisou sessenta pacientes durante três meses: metade praticou a meditação; os outros trinta, não, atuando apenas como grupo de controle da pesquisa. As taxas da telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas nas células do sistema imunológico dos voluntários que meditavam. Foram esses pacientes que apresentaram, ainda, um aumento nas capacidades psíquicas, como melhora na percepção de controle (sobre a própria vida e arredores), atenção e nos propósitos da vida (sentido de vida e metas a longo prazo). Além disso, eles experimentaram diminuição da neurose ou das emoções negativas.

Nobel – Co-autora do estudo, o primeiro a relacionar telomerase e meditação, Elizabeth Blackburn ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 2009 pela descoberta da telomerase e dos telômeros, sequências do DNA que ficam no final dos cromossomos e tendem a se encurtar toda vez que uma célula se divide. Mas, sempre que a medida dos telômeros fica baixa, a célula tende a não se dividir mais e pode, eventualmente, morrer. É aí que entra a telomerase. A enzima é capaz de reconstruir o tamanho de um telômero, impedindo que ele entre em colapso. Estudos anteriores já apontavam a telomerase como o elo entre o stress psicológico e a saúde física.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

Alguma dúvida ?
Nós podemos ligar pra você e te manteremos informado(a).

Nome     
Whatsapp 
e-mail   
Quero receber uma ligação.