fbpx

Kundalini e Samadhi

A energia divina latente

Outra importante descoberta feita pelos primeiros yogues foi que, na base da coluna encontra-se a kundalinii, ou kulakundalinii.

Kundalinii é a energia divina latente um ser vivo. Os iogues dizem que ela se parece com uma cobra enrolada, adormecidos na primeira vértebra da coluna. Quando a kundalinii é despertada pela repetição de um mantra específico, ela sobe pelo shushumna nadi e, uma vez que atravessa os diferentes chakras, faz com que o yogue experimente uma proximidade maior com a Consciência Suprema.

Quando a kundalinii atinge o Sahasrara chakra o aspirante espiritual se funde com a Consciência Suprema. Este estado é chamado Nirvikalpa Samadhi.

Samadhi, portando é um estado no qual a mente do Sadhaka, aspirante espiritual, é dissolvida na Mente Cósmica.

Quanto o sentimento de “eu” unitário dissolve-se no sentimento de “Eu” cósmico.

Existem diferentes tipos de Samadhis – e a experiência de tais Samadhis também varia. Algumas vezes a pessoa escuta o som de uma flauta, algumas vezes ela escuta o som de guizos, algumas vezes o som de sinos, outra vezes o som de uma concha, o zumbido de abelhas, ou o som de aum.

Existem níveis de Samadhis, veja:

Nirvikalpa Samadhi – estado não-qualificado de auto-dissolução em Nirguna Brahma, 0 “eu” unitário dissolve-se no sentimento de “Eu” cósmico.

Savikalpa Samadhi – estado qualificado de auto-dissolução em Saguna Brahma, a percepção do “eu” permanece.

Quando o Sadhaka atinge Savikalpa Samadhi, são vários os possíveis estados de bem aventurança e de sensações que podem ser vivenciadas :

Salokya samadhi, por exemplo, é um estado no qual o aspirante sente que ele ou ela está no mesmo reino do que a sua meta. Onde eu estou, ali você está – esta espécie de sentimento constante permanece.

Samipya Samadhi, em que o devoto sente-se extremamente próximo do objeto de meditação.

Sayujya Samadhi, é aquele em que a pessoa sente o toque do Senhor.

Sarupya Samadhi, é quando o devoto sente-se completamente absorvido na forma do Senhor.

Sarshthi Samadhi, é o estado mais elevado de savikalpa samadhi.

Aqueles que experimentam esse estado não são capazes de explicar ou descrever, porque ele ocorre quando a mente para de funcionar e a consciência de que viveram a experiência só se dá quando a mente deixa este estado de absorção. Em seguida, eles experimentam ondas de felicidade extrema e podem assumir que estavam em nirvikalpa samadhi.

A possibilidade de entrar em samadhi vem depois de uma longa prática nesta vida, ou como um resultado de muita prática em uma vida anterior. É o ponto culminante de milhões de anos de desenvolvimento a partir de formas de vidas inferiores à humana e, finalmente, a fusão com a nossa natureza primeira.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

Alguma dúvida ?
Nós podemos ligar pra você e te manteremos informado(a).

Nome     
Whatsapp 
e-mail   
Quero receber uma ligação.