fbpx

Chakras, Vrttis e Nadis – Uma visão inicial


Os chakras são a chave para entender como a mente, o corpo e a alma estão conectados através de uma estrutura psíquica e espiritual do corpo humano.

Os primeiros iogues tântricos fizeram experimentos mentais em que meditaram sobre a natureza interna da mente e do corpo e observaram que ao longo da coluna vertebral, há um canal central chamado de Shushumna Nadi, e que este é cruzado, em determinados pontos, por dois outros canais, o Ida e o Pingala.

É importante colocar que estes canais não são de natureza física, não podem ser vistos em dissecações, mas são de natureza psíquica e espiritual.

Em todos os pontos onde estes canais se encontram, temos áreas especiais chamadas de Chakras.

Chakra significa círculo e de certa forma estes centros tem um formato circular, sendo que cada um deles tem características individuais.

Os chakras também são eventualmente chamados de lótus, pois ao redor deles os iogues observaram pétalas e dentro deles visualizaram formas e cores diferenciadas.

Os cinco primeiros chakras são pontos importantes do corpo, porque controlam fatores fundamentais (sólido, líquido, luminoso e aéreo) que compõem o corpo, bem como as cinco camadas básicas da mente. Na verdade os fatores fundamentais podem ser controlados através do controle destes centros. Os chakras podem ser pensados como “os diferentes lugares da mente para controlar os fatores fundamentais.”

Os chakras tem uma enorme importância para o Yoga, pois estão associados a glândulas que secretam hormônios e afetam a mente e o corpo. Os primeiros seis chakras estão ligados com as glândulas que controlam 50 propensões mentais básicas e cada uma das pétalas destes chakras é o ponto de controle de uma propensão.

Em sânscrito uma propensão mental é denominada Vritti . Devido a esta ligação glandular, os chakras desempenham um grande papel no bom funcionamento dos órgãos físicos e dos nervos que se encontram nas proximidade destes centros físicos. Toda a ciência das posturas de yoga é baseada neste conhecimento.

Entender os chakras e vrittis pode ajudar as pessoas a superar as dificuldades psíquicas. Por exemplo, se alguém tem um medo de falar em público, ele ou ela poderia fazer posturas de yoga (como o pavão [Mayurasana]) destinadas a reforçar o terceiro chakra. As tendências da timidez e medo estão ambas relacionadas ao terceiro chakra. Da mesma forma outro problemas psíquicos podem ser abordadas quando se tem um bom conhecimento dos chakras e das posturas de yoga.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

    Alguma dúvida ?
    Nós podemos ligar pra você !
    
    Nome     
    Whatsapp 
    e-mail   
    Quero receber uma ligação.
    
    Aproveitaremos também para
    te manter informado(a) 😉.