fbpx

20. Ayurveda – Tratamentos – Swedana

Estimular o fogo sistêmico (agni) do corpo para “desgrudar” toxinas (ama) e expulsa-las pela pele através do suor é uma prática milenar e essencial na Ayurveda. Esta modalidade de terapia ayurvédica é chamada de Swedana e pode ser traduzida como a terapia do suor – conhecido popularmente como sauna.

Tanto na visão oriental quanto na ocidental, o suor é considerado uma ferramenta reguladora do corpo com função não apenas relacionada com o equilíbrio da temperatura, mas também como uma maneira de eliminar resíduos e materiais perniciosos que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

No tratamento ayurvédico, o Swedana é realizado sempre após o Abhyanga (massagem) e nunca como uma prática isolada, além de preconizar o uso de ervas e óleos essenciais específicos para cada pessoa (Dosha) e não permitir que a cabeça receba o calor ao mesmo tempo que o corpo – apenas uma modalidade permite a cabeça dentro da sauna.

Benefícios e indicações:

– desintoxicação da pele e do tecido gorduroso: o calor perturba e agrava o tecido gorduroso (Medovahasrota) forçando que este excesso transborde e seja eliminado através do suor pela pele

– como parte do Panchakarma (processo de desintoxicação profunda de todo o corpo)

– como terapia de rejuvenecimento

– sensação de peso no corpo, sobrepeso, cansaço e letargia

– sensação de frio provocado por resfriados e por constituição Vata (Dosha)

– insônia, estresse, dores de cabeça

– para eliminar o excesso dos três doshas, especialmente desequilíbrios Vata e Kapha

– apetite deficiente e digestão lenta ou ineficiente

– reumatismo e artrite

– doenças respiratórias como asma, bronquite, renite e sinusite

– dores e rigidez articulares

-hemorróidas

Existem treze tipos de Swedana descritos pela Ayurveda, com inúmeras variações de modalidades que vão desde a aplicação de calor local através de compressas e banhos quentes de imersão até saunas em construções elaboradas e abastecidas com madeira especial: Sankara, Prasthara, Nadi, Parisheka, Avagahana, Jentaka, Kuti, Ashmagna, Bhu, Kumbhika, Karshu, Holaka e Kupa.

Estas modalidades podem ser classificadas em três grupos principais:

Sauna seca: Karshu (é feito um buraco na terra onde é feito o fogo e quando está livre de fumaça, uma cama é colocada sobre o buraco e coberta com cobertores), Kuti, Bhu, Holaka, Kupa e Ashmagna* (pedras quentes ).

Sauna com vapor: Prasthara* (ervas quentes em compressas de seda ou algodão sobre o corpo), Nadi * (aplicação de vapor local com vaporizador), Parisheka, Avagahana, Jentaka* (sauna em que a pessoa entra completamente em um ambiente contendo vapor de ervas)

Sauna local (utilizam outros materiais além de água e ervas): Sankara (Pinda Sweda e Patra Potali estão incluídos), pode ser de aplicação local ou sistêmica.

Nossa Swedhana, que desenvolvemos para o Espaço Arjuna !

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

Alguma dúvida ?
Nós podemos ligar pra você !

Nome     
Whatsapp 
e-mail   
Quero receber uma ligação.

Aproveitaremos também para
te manter informado(a) 😉.