fbpx

18. Ayurveda – Tratamentos – Shirodhara

Shirodhara é a palavra sânscrita que traduzindo para o português entende-se como “fluxo continuo na cabeça”, onde Shriro = Cabeça e Dhara = Fluxo contínuo.

Segundo o Ayurveda, o objetivo da terapia é o equilíbrio natural dos doshas, também palavra sâncrita que significa humores corporais, que são Vata, Pitta e Kapha, eliminando a causa principal da enfermidade e seus sintomas.

O tratamento é realizado a partir do uso de uma corrente ou veículo de acordo com o dosha dominante de cada pessoa, então podemos usar como veículo, óleo, leite ou um preparo especial feito à base de leite.

Este veículo é utilizado no tratamento a uma temperatura morna agradável, onde colocado em um pote especial de bronze, fica pingando continuamente por um determinado tempo sobre a testa, especialmente logo acima das sobrancelhas, sobre a região do 6º Chakra (Ajna Chakra) e do ponto marma Sthapani. A técnica atua sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos.

Uma vez recomposto o equilíbrio doshico, os tecidos debilitados pela enfermidade devem ser rejuvenecidos.

Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, produzindo um relaxamento profundo induzindo a uma espécie de meditação.

Vários problemas podem ser tratados através do Shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.

Um melhor resultado com o tratamento Shirodhara é alcançado quando o paciente recebe uma massagem ayurvedica “Abhyanga” anteriormente, então, várias considerações deverão ser avaliadas para que o tratamento possa alcançar o objetivo esperado.

Terapia indicada para todas as estações do ano, com cuidados no inverno e para os três Doshas.

Método é indicado para:

Vata – Todas as doenças da cabeça e órgãos dos sentidos, perda de cabelo, perda de audição, fadiga e exaustão mental, língua acinzentada, insônia, dores de cabeça, secura da face e do couro cabeludo, constipação.

Pitta – Sensação de queimação na cabeça e no corpo, faringite, conjuntivite, excesso de suor, perda da visão, doenças no sangue, hemorragias, icterícia, herpes, língua amarelada, urina e fezes amareladas ou esverdeadas.

Kapha – Excesso de sono, peso no corpo, indigestão, muco em excesso, obesidade, digestão fraca, língua esbranquiçada, fezes e urina branca, perda de apetite, repulsa por comida.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

Alguma dúvida ?
Nós podemos ligar pra você !

Nome     
Whatsapp 
e-mail   
Quero receber uma ligação.

Aproveitaremos também para
te manter informado(a) 😉.