
Ao longo dos anos, com os hábitos alimentares ruins, má digestão de emoções e sentimentos, tendemos a acumular toxinas no sistema digestivo e estes órgãos, impregnados de toxinas – que formam camadas em suas paredes- ficam com sua capacidade de absorção dos nutrientes prejudicada.
Para o Ayurveda, o primeiro estágio do que chamamos de doença começa com os pequenos problemas de digestão: gases, indigestão, sensação de queimação após refeições entre outros.
Após este estágio, a agravação dos problemas digestivos extravasa para os tecidos do organismo e gera doenças mais graves. Na visão da medicina ocidental a doença só existe depois de instalada em algum órgão ou tecido específico.
Por isso a importância de olharmos para as doenças como o Ayurveda, para termos a chance de nos prevenir e cuidar mais de nossa saúde.
O Panchakarma é um tratamento indicado para tratamento de doenças, prevenção e manutenção da saúde. “Pancha” significa cinco e “karma” significa ação; são cinco terapias utilizadas para eliminação de toxinas e fortalecimento dos tecidos:
– Vamana (vômito terapêutico): elimina toxinas armazenadas no estômago;
– Virechana (diarréia terapêutica): elimina toxinas do fígado e intestino delgado;
– Bastis (enemas): elimina toxinas no cólon;
– Nasya (limpeza nasal): limpeza dos seios da face e tratamento para a mente;
– Rakta mokshana: limpeza do sangue.
Estas ações são realizadas de acordo com as necessidades de cada paciente, portanto nem sempre as cinco ações são utilizadas, variando caso a caso. Para realização do Panchakarma o paciente passa uma avaliação com um médico especialista em Ayurveda para definir qual o tratamento mais adequado.
O Panchakarma também pode ser considerado um tratamento de rejuvenescimento. Não no sentido estético propriamente, mas no sentido de prolongar a vida e fornecer real vitalidade aos nossos tecidos. Esta é a concepção real de longevidade para o Ayurveda.
Efeitos do Panchakarma:
– melhora no metabolismo, no funcionamento do fogo digestivo (agni);
– órgãos dos sentidos mais apurados;
– melhora da vitalidade e resistência física;
– sensação de leveza e equilíbrio mental;
– limpeza das emoções e pensamentos negativos;
– aumento do vigor sexual;
– rejuvenescimento.
Apesar deste não ser o foco do tratamento, algumas pessoas buscam o Panchakarma para emagrecer, em alguns casos temos perda de peso como um reflexo desta melhora na capacidade de digestão. Além disso, o tratamento nos faz rever nossos hábitos alimentares e criar mudanças significativas em nossas vidas, limpando não somente os conteúdos físicos mas também emocionais e mentais.
Contra-indicações ao tratamento:
– durante a gravidez ou logo após o parto;
– idosos debilitados;
– crianças;
– algumas doenças graves;
– anemia severa.