fbpx

17. Ayurveda – Tratamentos – Abhyanga

Quando se fala em tratamento ayurvédico, logo vem à mente uma massagem com muito óleo – muito mais óleo do que em uma massagem tradicional, e Abhyanga significa em sâncrito exatamente este conceito: olear, espalhar óleo, untar, friccionar com óleo.

É a massagem mais usada nos tratamentos ayurvédicos, sendo base para todas as outras e realizada quase sempre antes de outras modalidades.

Abhyanga é uma oleação (Terapia Snehama) feita com óleo morno escolhido de acordo com o biotipo (Dosha) do paciente, sendo que o tempo, o ritmo e a pressão também seguem este conceito.

Durante o tratamento todos os pontos marma são manipulados com a função de mobilizar toxinas para que elas sejam eliminadas e leves alongamentos são realizados com a mesma função.

Abhyanga pode ser aplicado pela própria pessoa como auto massagem, por um praticante ou, sincronicamente, por dois ou mais praticantes. A enfase está mais em nutri a pele.

O óleo ao penetrar a pele nutre os tecidos (Dhatus) e as toxinas são liberadas. A vantagem principal do uso de óleos medicamentosos na massagem ayurvédica é que suas propriedades são absorvidas no sistema através da pele em alguns minutos.

A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas a nível celular.

Experimentos científicos vêm provando que mais sangue circula nos tecidos durante e após a fricção e massagem.

Também ficou demonstrado que há um aumento de células vermelhas após a massagem. Da mesma forma, a circulação linfática também aumenta.

Os resíduos e toxinas, tais como ácido lático nos músculos, são removidos, tornando-os relaxados.

Em Ayurveda, a massagem é recomendada como prática diária. Assim como seguimos rotina de comer, dormir e se exercitar, deve-se receber massagem para ajudar a descarregar as toxinas do corpo.

Acredita-se que dores são causadas pela obstrução do fluxo de Prana (Energia Vital) pelos canais siras.

Na massagem, calor é gerado pela fricção que faz com que os ares do corpo (Vayu) se expandam e se movam. A circulação desse Vayu pelos siras alivia as dores e tensões.

Abhyanga promove uma respiração mais profunda e natura, nutrindo os 7 Dhatus (tecidos) e equilibrando os 3 Doshas (humores).

Feita regularmente relaxa músculos, nervos, juntas. Atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso estimulando também o sistema digestivo.

Aumenta a imunidade, melhora a digestão e leva a um sono mais profundo e tranquilo.

Remove o stress e tensão dando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Entenda o Espaço Arjuna,

saiba o que fazemos aqui !

Espaço Arjuna: difundindo cultura indiana com respeito, ética e seriedade.
O Espaço Arjuna é uma escola relacionada a cultura indiana. Formamos Professores de Yoga, Terapeutas em Ayurveda, Massoterapeutas, Meditantes e defendemos valores que nos são muito importantes, como o Vegetarianismo e questões relacionadas a sustentabilidade. Considerando que normalmente nossos alunos são de outras cidades, temos hospedagem e restaurante no local. Nossa base te trabalho fica em Sorocaba-SP.
Somos credenciados pela Yoga Alliance da Austrália, pela Yoga Alliance da Itália e
pela EYBV e International Academy of Ayurveda através da Escola Yoga Brahma Vidyalaya.

Alguma dúvida ?
Nós podemos ligar pra você e te manteremos informado(a).

Nome     
Whatsapp 
e-mail   
Quero receber uma ligação.