Workshop de Feldenkrais

Integração pelo Movimento

Em Sorocaba-SP

INTEGRAÇÃO PELO MOVIMENTO por Hans Machado

Nossos padrões posturais definem a qualidade de todos os nossos movimentos e influenciam profundamente nossas vidas, quer sejamos atletas, músicos, atores, jovens, idosos ou caso estejamos num processo de reabilitação motora.

Dar-se conta deste fato pode ser um ponto decisivo na sua história, por isso volto a frisar: a relação entre os padrões de postura e os movimentos de uma atividade determinam a qualidade da nossa experiência diária.

O Método Feldenkrais possibilita um mergulho na organização pessoal da postura e dá instrumentos para podermos transformar nossos hábitos e usufruir mais plenamente a vitalidade e a inteligência dos nossos movimentos.

 

ARTIGO NO NEW YORK TIMES:
https://www.nytimes.com/2017/10/30/well/trying-the-feldenkrais-method-for-chronic-pain.html

Trechos:

"By becoming aware of how one’s body interacts with its surroundings and learning how to behave in less stressful ways, it becomes possible to relinquish habitual movement patterns that cause or contribute to chronic pain."

"The slow, gentle, repetitive movements I practiced in a Feldenkrais group class helped foster an awareness of how I use my body in relation to my environment, and awareness is the first step to changing one’s behavior."

“Quando nos tornamos conscientes de como o corpo interage com os seus arredores e quando  aprendemos como nos comportarmos de modo menos estressante, torna-se possível erradicar hábitos de movimento que causam ou contribuem com a dor crônica.”

“Os movimentos lentos, gentis e repetitivos que pratiquei numa aula grupal de Feldenkrais me ajudaram a criar uma percepção consciente de como uso meu corpo em relação ao meu ambiente, e consciência é o primeiro passo para mudar o corportamento.”

DOIS NÍVEIS DE VIDA: Postura e Movimento Intencional A organização postural pode tanto facilitar como dificultar a realização de um movimento. A postura é uma atividade tônico-postural que se distribuí no organismo como um todo, e muitas vezes esta atividade sustenta intenções contrárias à realização de uma atividade. Nestes casos vivemos contradições em nosso próprio corpo e experimentamos um rendimento inferior às nossas capacidades, desejos e sonhos.

Exemplo concreto: você ouve um som que vem do seu lado esquerdo, imediatamente vira a cabeça para se direcionar à nova fonte de interesse. Neste movmento, de maneira coordenada, o pescoço, a cabeça e os olhos buscam o mesmo alvo. Agora repare, o que você faz com os ombros, tronco e quadril? O que acontece no pano de fundo de sua postura quando você direciona sua atenção ao mundo?

Observe-se na próxima vez que olhar para o lado (um movimento corriqueiro que realizado inúmeras vezes todos os dias). É comum notarmos nesta ação que os ombros e o tronco, ao invés de ajudarem a rotação da cabeça, acabam dificultando o movimento por ficarem fixados e não acompanharem a intenção do olhar. Esta contradição ocorre porque os hábitos de postura são inconsciente e muitas vezes não estão integrados à ação intencional.

Surge então uma pergunta prática, é possível fazer com que a atividade postural nos segmentos corporais seja coordenada de modo a facilitar a realização dos movimentos? Sim! Este é o objetivo do Método Feldenkrais, fazer com que o nível dos hábitos de postura deixe de comprometer a qualidade das nossas ações e passe a contribuir com o nosso desempenho e auto-realização.

INTEGRAÇÃO: um salto qualitativo Tendo percebido que nossos padrões posturais definem a qualidade do que fazemos (ex. digitar, cantar, chutar), vamos usar este conhecimento para trazer um novo tempero à nossa vida diária, um verdadeiro salto qualitativo.

Quando vivemos a integração destes dois níveis de vida, a organização postural inconsciente e os movimentos intencionais, experimentamos uma transformação quase mágica! Somos surpreendidos com um potencial até então desconhecido. O que antes era impossível torna-se fácil e o que já era fácil torna-se prazeroso e bonito.

Passamos a sentir esta qualidade em tudo, desde os movimentos mais simples aos mais sofisticados. Tudo pode ser realizado com mais facilidade e precisão, mais força e menos esforço. Desde ler, sentar e levantar até executar um golpe de judô, um giro numa dança ou um ássana de yoga.

Quando a organização postural favorece a intenção do movimento sentimos mais leveza, liberdade, eficiência e prazer.

Método Feldenkrais: estratégias para a integração O Método Feldenkrais oferece estratégias para Integrar os hábitos de postura aos movimentos intencionais. Não se trata de aprender uma postura estereotipada seguindo modelos de certo e errado. Muito pelo contrário. Os Movimentos Feldenkrais combinam imaginação, autoimagem e sensorialidade para despertar o que há de mais singular em cada pessoa. Ao invés de padronizar, eles particularizam e dinamizam.

As práticas de Feldenkrais suspendem a urgência do dia-a-dia e criam um ambiente de atuo-potencialização. Suas sequências de movimentos foram criadas especialmente para (1) penetrar na lógica particular da postura de cada indivíduo e (2) para ativar as inteligências adaptativas do movimento. O sistema nervoso passa a coordenar as possibilidades posturais em função da atividade do momento e não mais de acordo com hábitos repetitivos.

A importância desta Integração é enorme e a melhor de todas as notícias é que é muito mais fácil promovê-la do que parece. Apesar de normalmente sub-aproveitadas, as inteligências do organismo estão aí, continuamente à nossa disposição, basta sabermos falar sua língua. Este é justamente o aprendizado oferecido pelo Método Feldenkrais, princípios práticos e simples, que podem ser aplicados no dia-a-dia, e que dialogam diretamente com as inteligências orgânicas do movimento e com os padrões mentais que as regulam.

Aprender a falar este idioma abre portas para uma experiência renovada de si mesmo no dia-a-dia, tornando-a mais saudável e muito mais expressiva. Aproveite! Agora mesmo, tudo isto pulsa em você.

Este workshop é uma iniciativa do Espaço Arjuna para a apresentação do Método Feldenkrais como um potente instrumento para a Saúde Integral e um dos mais sofisticados sistemas de movimento baseado na neuroplasticidade e consciência.
Este será o primeiro workshop de uma série, também com o intuito de formar uma turma para a FORMAÇÃO ABORDAGEM FELDENKRAIS, em Sorocaba.

Aula

Hans Machado

O Facilitador:

Educador somático, psicólogo e palestrante.
Hans Machado dedica-se ao fomento da experiência humana integrada. Atua em projetos educativos e terapêuticos promovendo o contato profundo com a Natureza (interna e ambiental). Ministra palestras, cursos e workshops em várias cidades do Brasil e da América Latina, principalmente sobre o Método Feldenkrais e as relações entre movimento, corpo e consciência.
Formou-se em Feldenkrais nos EUA, em 2002. Criou no Brasil o Núcleo Feldenkrais trazendo para o nosso país o padrão internacional da Formação Feldenkrais. Especializou-se no PENSAMENTO FUNCIONAL e no OLHAR SISTÊMICO que embazam este método e criou a FORMAÇÃO ABORDAGEM FELDENKRAIS para expandir este conhecimento, tanto em seus princípios práticos como em suas bases científicas e filosóficas.

________________________________________________________________________________________________________________

  • Coordenador do Núcleo Feldenkrais Brasil
  • Idealizador do  Vortex – Centro Integrativo
  • Formado no Método Feldenkrais (International Feldenkrais Federation).
  • Formado em Psicologia – USP
  • Membro do Núcleo Anthropos – Núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade na UNIFESP
  • Co-criador do MMI – Mindfulness e Movimentos de Integração

Vagas Limitadas: 30 alunos

Sábado, dia 10 de março
das 10 às 13 e das 14:30 às 17 h.

Não existe nenhum tipo de exigência ou pré requisito !

Inscrição: R$ 310,00
(Com almoço incluído no nosso restaurante anexo)

Formas de pagamento:
Depósito Bancário

Telefone: (15) 3358-5453, das 14 às 19 h  ou
WhatsApp: (15) 99813-4898

Local :

Espaço Arjuna
R. Diógenes de Almeida Marins, 140
Jardim Prestes de Barros, Sorocaba – SP
Cep 18.021-210
Travessa de uma rua lateral do Zoológico Quinzinho de Barros.

1º Passo: Envie seus dados

Nome (obrigatório)

Sexo (obrigatório)

Data de Nascimento (dd/mm/aaaa)

e-mail (obrigatório)

Telefone Fixo com DDD

Telefone Celular com DDD

Endereço

Cidade e Estado
-

CEP

Profissão / Ocupação

RG

CPF

Complementando informações - Faça seus comentários.

2º Passo: Faça o depósito referente a inscrição

Titular: Instituto Reconciliare Ltda
CNPJ : 13.125.418/0001-77
Banco : 033 – Santander
Agência: 0062
Conta : 13.009.117-4
Valor : R$ 310,00

3º Passo: Nos envie a imagem do comprovante de depósito

Nome (obrigatório)

e-mail (obrigatório)

Indique o arquivo comprovante de depósito