Agendamento de Consultas em Ayurveda

Ayurveda, em Sânscrito, pode ser traduzido como “A ciência da Vida” (Ayur=Vida ; Veda= Ciência, conhecimento).

Proveniente da Índia a mais de 5000 anos atrás, muitos estudiosos afirmam ser  a ciência de cura mais antiga existente.

Possui suas raízes nos antigos Vedas, textos sagrados da Índia, que por milhares de anos foram transmitidos oralmente, de Mestre a discípulo. Uma parte deste conhecimento foi então escrita, e através destes textos, tratados, chegaram ao Ocidente.

AGENDAMENTOS :
(11) 3280-0811
(15) 3037-4737
(15) 3358-5453

É natural que o atendimento e os procedimentos em Ayurveda oferecidos no Brasil sejam diferentes daquilo que é feito na Índia. Não temos a expertise dos Vaidyas indianos, que são os médicos da Ayurveda, não temos as mesmas ervas e plantas medicinais e não temos a tradição e experiência deles.

Como podemos então contornar tudo isso e atender da forma mais aproximada possível ?

Desenvolvemos uma forma, e funciona assim:

  1. O paciente vem até o Espaço Arjuna trazendo os exames clínicos que já tenha com ele.
  2. Fotografamos as íris dos dois olhos do paciente, com equipamento apropriado, de alta resolução.
  3. Fotografamos a língua, as mãos, unhas.
  4. Preenchemos uma ficha com as informações básicas e iniciais e digitalizamos os exames.
  5. Na situação da coleta de dados, o paciente faz o pagamento, R$ 450,00, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito.
  6. Agendamos uma consulta através do Skype com Francisco Paquet, aluno de Bachelor of Ayurveda, Medicine and Surgery na Índia. (aproximadamente 1 hora)
  7. Com o apoio de três Vaidyas na Índia, professores da faculdade, e com toda as imagens e documentos coletados aqui no Brasil, um diagnóstico e um tratamento são definidos.
  8. Contatos periódicos são mantidos entre o Francisco e o paciente, inclusive por WhatsApp e nossa terapeuta no Brasil recebe instruções sobre as terapias que serão conduzidas aqui.
  9. Eventualmente ervas e plantas são enviadas para o paciente e novas imagens são captadas para envio para a Índia.
  10. O fluxo de informações se retroalimenta, até a alta do paciente.

Francisco Paquet

Vive a três anos na Índia onde cursa o segundo ano do BAMS (Bachelor in Ayurveda Medicine and Surgery) na Gujarat Ayurveda University, Jamnagar.

Estuda na tradição Guru/Shishya: Nadi Pariksha (pulsologia) (Mestre/discípulo) com o Nadi Vaydya KD Sivanandan, Jyotish com o Dr. KP Dharmaraja e Mantra Chikitsa (tratamento por Mantras).

Participa da Ayurveda Academy of Bangalore, e ainda de estágios clínicos supervisionados em Universidades e Hospitais em Jamnagar, Pune, Kochi e Palakkad.

Acredita na aplicação do milenar conhecimento legado por Sábios da forma mais pura possível dentro da realidade atual, todas suas abordagens tem por base os Textos Clássicos.

Os tratamentos incluem:

Orientação alimentar / Orientação quanto a Dinacharya  (Rotina diária) – Orientação para o uso de plantas e suas combinações clássicas (segundo os tratados clássicos) / Procedimentos Complementares e Terapias Corporais.

Terapias Corporais: Muitas vezes os tratamentos ayurvédicos incluem terapias corporais, Abhyanga e Udwartana (massagens ayurvédicas), shirodhara, swedhana, pinda sweda, bastis e outras práticas. Temos toda a estrutura para oferecer esses atendimentos, uma vez feita a consulta inicial, você poderá fazer conosco todo o seu tratamento.

Muitos dos sistemas de Curas Naturais que usamos hoje tem origens na Ayurveda como é o caso da Medicina Chinesa.

A Ayurveda enfatiza a prevenção e manutenção da saúde. Seu foco está em manter o equilíbrio na vida com pensamentos corretos, dieta, estilo de vida e o uso de ervas. A Ayurveda nos permite criar equilíbrio entre corpo, mente e consciência, respeitando a individualidade de cada ser.

Assim como cada um de nós possui sua própria digital, também possuímos um conjunto único de características físicas, mentais e emocionais, que nos tornam seres únicos. Seguindo esse preceito, essa linha terapêutica analisa cada um individualmente e integralmente, identificando eventuais desarmonias e fazendo os ajustes necessários, diferente da abordagem tradicional, onde tratamos a doença como uma entidade, sem analisarmos o ser que funciona como um todo, o Ayurveda analisa o indivíduo e traça um tratamento para levá-la ao reequilíbrio.

Catarina Oliveira

Massoterapeuta e Terapeuta Ayurvédica / Especialização em Ayurveda na Índia, Arya Vaidyan P.V. Rama Varier Birth Centennial Ayurveda Hospital & AVP Training Academy em Coimbatore.  / Curso Integrado de Ayurveda, no Instituto Sachcha Seva de Saúde, em São Paulo, SP, Coordenado pela Dra. Rosana Takako Ide.